O CURSO
Objetivo Geral
Na perspectiva de articulação entre teoria e prática, espera-se que, além de conhecimento em diferentes áreas científicas, linguísticas e culturais, os futuros profissionais docentes em saúde, também domine metodologias e técnicas inovadoras, atuais, tecnológicas e humanizadas, especialmente aquelas necessárias e especificas para o gestor e docente do ensino superior em suas mais amplas modalidades.
Objetivos Específicos
-
Formar profissionais capazes de atuar em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gestão e docência do ensino superior em saúde,
-
Promover o conhecimento das Leis Brasileiras que envolvem a educação superior, assim como resoluções, normativas e portarias acerca do funcionamento das IES e cursos de graduação e pós-graduação.
-
Promover o conhecimento estrutural organizacional e o fluxograma de ações de uma IES.
-
Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como docente,
-
Analisar os fundamentos da gestão do ensino superior, aspectos legais e normativos, refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais;
-
Ampliar a compreensão de concepções acerca da das inovações, métodos, ferramentas, tecnologia e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da docência no Ensino Superior.
Público-Alvo
Profissionais graduados nas áreas das ciências humanas, biológicas e da saúde, que objetiva atuar na área da gestão, docência e tutoria da educação superior em saúde.
Conteúdo Programático
MÓDULO 1 - GESTÃO EDUCACIONAL - 104h
-
Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação no Brasil
-
Legislação da educação superior no Brasil
-
Organização Estrutural Institucional e Gestão do Ensino Superior
-
Processos de credenciamento IES, autorização e reconhecimento de cursos
-
Tópicos especiais da Gestão do Ensino Superior
CERTIFICAÇÃO: Gestão e Procuração Educacional Institucional
MÓDULO 2 - DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - 120h
-
Teorias da Aprendizagem
-
Didática do Ensino Superior e metodologias do ensino
-
Comunicação e resolução de conflitos intergeracionais
-
Planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem
-
Construção de Projetos Pedagógicos
-
Práticas inclusivas na Educação
CERTIFICAÇÃO: Metodologia do Ensino Superior
MÓDULO 3 - INFORMAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE - 120h
-
Neurociência da Aprendizagem
-
Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais
-
Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino em Saúde
-
Educação Superior e EAD na área de Saúde
-
Laboratórios e práticas virtuais para a Educação em Saúde
-
Desenvolvimento técnico-científico
-
CERTIFICAÇÃO: Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior em Saúde
PRÁTICA SUPERVISIONADA
-
Estágio supervisionado na rotina das atividades de gestão acadêmica, ensino e aprendizagem, e docência.
VAGAS:
40 Vagas (Preenchidas por ordem de inscrição/matrícula)
CONTEÚDO TEÓRICO:
Quintas-feiras - 19:00 às 23:00h
Telepresencial 100% síncrona pela plataforma Zoom
O calendário das aulas será entregue na segunda quinzena de agosto de 2024
INVESTIMENTO
Investimento total R$ 12.400,00
Pagamento à vista - 20% de desconto (R$ 9.920,00)
BOLSA INCENTIVO PONTUALIDADE para pagamentos até o vencimento.
18 parcelas de R$ 585,54 (15% desconto pagando até o vencimento)
24 parcelas de R$ 464,99 (10% desconto pagando até o vencimento)
Valores normais de mensalidade para pagamentos após data de vencimento:
18 parcelas de R$ 688,88 = R$ 12.400,00
24 parcelas de R$ 516,66 = R$ 12.400,00
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
As inscrições serão realizadas via internet, preenchendo o formulário abaixo.
TAXA DE MATRÍCULA - R$ 130,00
COORDENAÇÃO
Prof. Me. Raphael Akira Siqueira Ishibashi
-
Docente e supervisor clínico desde 2009, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (fisioterapia, enfermagem, educação física, nutrição, odontologia, psicologia, biomedicina e farmácia).
-
Fisioterapeuta mestre em Ciências pelo departamento de epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP,
-
especialista em doenças neuromusculares pela Unifesp,
-
Gestão e Docência do Ensino a Distância pela Faculdade Profissional de Curitiba
-
Gestão Executiva Educacional pela PUCPR.
-
Formação em Procuração Educacional Institucional com experiência em processos de credenciamento de IES, autorização e reconhecimento de cursos de graduação.
-
Experiência em direção acadêmica e em estruturação organizacional institucional de IES.
-
Atualmente é coordenador acadêmico do Instituto Beta de Ensino em Saúde.
CORPO DOCENTE
Dra. Aline Coelho Quezadas
-
Fisioterapeuta e bióloga mestre e doutora em Ciências (USP).
-
Especialista em Docência do Ensino Superior em Saúde.
-
Docente das ciências básicas dos cursos da área da saúde.
-
Professora titular da disciplina de anatomia humana no curso de medicina (UNISA).
-
Coordenadora de área das ciências da saúde e de agrárias com experiência na graduação e pós graduação ( Universidade São Judas Tadeu).
Me. Diego Leme
-
Graduações: Marketing e Pedagogia (Unic e Alfa América)
-
MBAs: Gestão Empresarial, Marketing digital, Gestão escolar (FGV, XP e FI)
-
Mestrado: Engenharia de Produção, na minha estratégica e organizacional (UNIARA)
-
Cursando: Neuropsicopedagogia (FI)
-
Certificação: Educação: Inovação e Inclusão (Faculdade do Porto e Santiago de Compostela)
Dra. Franciela Zamariam
-
Doutora PPGEL-UEL
-
Mestre em Estudos da Linguagem UEL.
-
Professora efetiva pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
-
Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ.
-
Autora de diversos Livros Didáticos voltados a Linguagem e Literatura.
Me. Hikaro Queiroz
-
Possui Graduação em Letras - Linguística pela Universidade de São Paulo (2017),
-
Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes (2018) e em Educação a Distância pela Educamais (2021).
-
Atualmente é Gerente de Projetos na ContedTech e Facilitador EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) atuando principalmente com ensino a distância e literatura.
-
Mestre em Literatura Comparada na Universidade de São Paulo (USP) e cursa MBA em engenharia de Software na USP.
-
Idealizador da plataforma educacional S.
José Rosa Junior
-
Graduado em licenciatura em pedagogia pela Faculdade Dom Bosco e segunda licenciatura em Matemática pela UNOPAR.
-
Possui especializações Lato-Sensu em:
-
Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar - UNOPAR - 2020
-
Educação Especial Inclusiva -UNIFCV- 2019
-
Neuropsicopedagogia Clínica - Instituto Rhema - 2017
-
Psicopedagogia Clínica Institucional – Instituto Rhema-2016
-
Cursando Mestrado em Ensino Profissional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Janaina Bonesso Nunes Martins
-
Fisioterapeuta especialista em Gerontologia, com MBA em Gestão de Negócios e Marketing
-
Especializada em educação em dor, cannabis medicinal, reabilitação musculoesquelética, gestão de negócios educacionais
-
MBA em gestão de pessoas
-
MBA em gestão de negócios e marketing
-
Coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia pelo Crefito-3
-
Fundadora e diretora da Fisio empresa Geriatria Cursos & Gestão
Dr. Maikon C. Glasenapp
-
Professor Mestre e Doutor em Ciência Jurídica
-
Pós-Doutor em Direito e Regulação Educacional.
-
Pós-Doutorando em Desenvolvimento Regional e Spin-offs acadêmicos.
-
Com mais de 12 anos de experiência na área de gestão da educação superior.
-
Consultor e Avaliador Educacional MEC-INEP.
Dra. Patrícia Farias Coelho
-
Formada em Letras (FACILE) e em Pedagogia (UNISA).
-
Psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos".
-
Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997).
-
Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" (2014).
-
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).
-
Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP
-
Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia e Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona.
Me. Raphael Ishibashi
-
Gestão e Docência do Ensino Superior em Saúde.
-
Docente e supervisor clínico desde 2009,
-
Fisioterapeuta mestre em Ciências (Epidemiologia FSP/USP),
-
Pós graduado em Doenças Neuromusculares (UNIFESP), em Gestão e Docência do EaD (FAPRO) e em Gestão Executiva Educacional (PUCPR).
-
Procurador educacional institucional com experiência em processos de credenciamento de IES, autorização e reconhecimento de cursos.
-
Coordenador acadêmico do Instituto Beta de Ensino em Saúde.
Dra. Renata Teodoro
-
Pós Dra. pela FMUSP, Dra e Mestre em ciências pelo dpto de pneumologia da UNIFESP,
-
Especialista em pneumologia ISCMSP, terapia intensiva UNIFESP e perfusão INCOR.
-
Pesquisadora do Dpto. de medicina, disciplina de pneumologia UNIFESP, do programa ciência sem fronteiras e do consórcio internacional para o desenvolvimento de ciência e tecnologia para a COVID 19.
-
Professora titular das pós graduações em terapia intensiva
-
Sócia fundadora da Valor a Vida cuidadores, conteudista digital
-
Autora da série de livros em 4 volumes “Bases para Terapia Intensiva”